Como usar a nova interface do Blogger

23 de set. de 2012

cícero
Imagem por: Melina Souza
  Como todo blogueiro(a) já sabe, o Blogger resolveu nos assustar novamente, desta vez, mudando a interface do nosso painel. Há alguns meses atrás ele já havia disponibilizado o uso dessa nova interface, mas era opcional, sendo assim, era possível voltar à interface antiga caso não tivesse gostado da nova.
  Não sei se vocês lembram, mas em abril eu postei um tutorial ensinado a voltar ao antigo painel. Agora isso não é mais possível e quem não gostou será obrigado a se acostumar.
  Eu até achei que eles demoraram bastante a tornar obrigatório o uso dessa nova interface, vejam, já fazem cinco meses que eles liberaram o novo painel de forma opcional. Quem ainda não tinha experimentado a nova interface quando esta foi liberada, não está gostando da mudança e como li em várias reclamações, não estão conseguindo usar o painel normalmente.  Apesar de bonita e moderna, a nova interface não é tão prática e funcional quanto a versão anterior, mas como não temos alternativa, resta-nos aprender a usar essa nova versão de forma que se torne tão funcional e prática como a anterior era. 
  Várias funções mudaram de nome e lugar, por isso o bafafá todo a respeito dos blogueiros não estarem "se achando" no novo painel. Hoje mostrarei à vocês como lidar com essa nova versão, para não nos perdermos mais e conseguirmos atualizar nossos blogs normalmente, e aos poucos, irmos nos acostumando.

Atenção: Clique nas imagens para vê-las em seu tamanho real, como algumas são grandes demais tive que deixá-las menores, o que reduz a qualidade de visualização!
Painel

Como antes, é no painel que está a lista de todos os seus blogs. No lado deles existem alguns ícones, com eles você pode realizar várias ações em cada blog, como por exemplo:
  • Escrever uma nova postagem: Para escrever uma nova postagem, basta clicar no ícone do lápis laranja no painel para acessar o editor de postagem.
  • Visualizar suas postagens: Para ir até a lista com seus posts publicados e rascunhos, basta clicar no ícone ao lado do que você usa para criar postagens (ícone laranja).
  • Acompanhar os blogs que você segue: Abaixo da lista dos seus blogs está a lista dos blogs que você segue, com um resumo das últimas postagens.
  • Mais: Veja o menu suspenso ao lado do ícone "visualizar postagens" para obter um link rápido para:
    • Visão geral
    • Postagens
    • Páginas
    • Comentários
    • Estatísticas
    • Ganhos
    • Layout
    • Modelo
    • Configurações

Visão Geral
Na guia Visão geral, você pode ver as atividades de seu blog, como as visualizações de página, as novidades e dicas da equipe do Blogger e os Blogs interessantes recentes.



Postagens
Na guia postagens você tem acesso a lista de todos os seus posts, tanto os publicados quanto aos rascunhos. Pode também editar suas postagens e excluir as que desejar.

Nova Postagem
Como dito anteriormente, para escrever uma nova postagem, basta clicar no ícone do Lápis laranja no painel, ao lado do blog no qual você deseja postar. 
As opções PublicarSalvar (como rascunho)Visualizar e Fechar estão na parte superior e as opções de postagem, como Marcadores e Programar estão na parte lateral.


Páginas
Na guia Páginas, você têm acesso a todas as suas páginas, podendo editá-las ou removê-las. Para criar uma nova página basta clicar em "nova página" e depois "página em branco".


Comentários
Na guia Comentários, como na antiga interface, você verá todos os comentários, tanto os que já foram publicados como aqueles que estão aguardando moderação (se você utiliza a moderação de comentários) ou foram parar na caixa de spam. Uma novidade é que agora aparece, ao lado dos comentários, se há respostas para ele (se você usa os novos comentários com reply -Thread Comments-), veja:

Estatísticas
Nesta guia, você tem acesso às estatísticas de seu blog, como visualizações de página, posts mais acessados, origens de tráfego e pode, também, saber de quais países são seus leitores.



Ganhos
Lembra daquela guia chamada "Gerar receita", que existia na antiga interface? Agora ela se chama Ganhos, mas a proposta é a mesma: monetizar seu blog gerando anúncios no mesmo.

Layout
Agora a famosa (e amada) guia "Design" se chama Layout. É nesta guia que você organiza seus gadgets, mudando-os de lugar, editando ou removendo-os.


Modelo
É nesta guia que você terá acesso à links como Personalizar (antigo Designer do Modelo), Editar HTML, visualização de seu blog em celulares e fazer backup/upload de templates.
  • Personalizar: Como já disse, Personalizar é o novo "Designer do Modelo", lá você pode definir o modelo, larguras, background etc. (pelo menos lá dentro o Blogger não mexeu! #TodosComemoram) : print
  • Editar HTML: Aqui nada mudou além da "cara nova". Veja como está agora: print
  • Personalizar modelo para celular: Essa opção já existia antes mas ficava bem escondida, com ela você pode definir como seu blog aparecerá nos celulares, veja aqui: print
  • Fazer backup/restaurar: Antes essa ferramenta ficava junta com o Editar HTML, lembram? Eu particularmente não gostei do Blogger ter separado os dois, ficou menos prático... Com essa opção você pode fazer o download de seu template (backup), pra ter uma cópia caso precise futuramente. Pode também fazer upload de um template que esteja no seu computador, muito útil se você utiliza templates free ou faz seu template em um blog de testes. Veja:
Configurações
Em configurações você terá acessível tudo que já lhe era disponível na antiga interface. Você poderá alterar configurações de PublicaçãoPermissões (quem pode ler e postar em seu blog, etc.), Postagens e comentáriosCelular e e-mail, Idioma e formataçãoPreferências de pesquisa e outros.


É isso gente, espero que eu tenha ajudado quem não estava conseguindo se achar nessa nova interface. O segredo é fuçar bastante até se acostumar. Eu confesso que me senti bem perdida nas primeiras vezes que usei, mas agora já estou conseguindo me achar e usar normalmente. É questão de prática! #fikadica

37 comentários:

  1. Valeu Annie, sempre gostei do seu blog e agora ainda mais, eu já sabia mexer, pois tenho experiencia com blogs, mas ajuda sempre é bem vinda! beijos amore!

    ResponderExcluir
  2. Eu só mecho na nova interface, acho ela mais fácil que a antiga ! Bj
    - http://blog-foreverpretty.blogspot.com.br/
    - blog novo, segue? http://blog-meustatus.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Foi ótimo você ter feito esse ''guia'' porque ainda estou meio perdida sabe? A antiga era muito boa, tinha erros, mas essa ai tem muita coisa então nem sei onde clicar. Na verdade, as funções dessa nova estão melhores, a área de postagem também.. já a parte de editar o html tá meio confuso.

    Beijos :)
    plushrepublic.tk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou Namji! Concordo com a parte que você disse "já a parte de editar o html tá meio confuso" tá mesmo Namji, infelizmente!

      Excluir
  4. Quando comecei a usar o blogger a interface já era essa. Foi automático, eu não sabia se havia outra opção. Gostaria de saber como era a antiga, pode me mandar um print de como era? O post ta muito bem feito e explicado :) Beijos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi bom porque você já se acostumou direto com ela, não teve que se readaptar =)

      A antiga era assim: http://migre.me/aPynG

      Que bom que gostastes do post flor, fico feliz! Beeijos :*

      Excluir
    2. Realmente foi bom. Obrigada :)A antiga era bem diferente deve ser difícil mesmo se adaptar. Beijos <3

      Excluir
  5. Eu simplesmente odiei a nova interface =/
    Poxa, ela é bonita e talz, mas é um pouco complicada. Bem que algumas coisas estão melhores mas eu ainda prefiro a antiga interface!

    ~ Muito legal a sua ajuda com esse post, eu sei que várias pessoas que estão começando agora no blogger vão precisar desta ajuda, até mesmo os que já estão a um tempo irão precisar também!

    Beijoos :3

    minhashistorias-minhavida | blog spot | com.

    ResponderExcluir
  6. Bom, eu já uso a nova interface do blogger desde quando entrei na blogsfera, mais, essas dicas são super úteis aos que ainda não conhecem essa interface. Parabéns pelo Post!

    Beijos,

    waverlyplaceblogger.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. na boa,não me acostumei com a nova interface,e acho uma merda.o blogger tá ficando uma merda,na boa =x
    clube das meninas\\clica no perfil pra ver

    ResponderExcluir
  8. Eu realmente estou tentando me acostumar com a nova interface, so estou usando pq é obrigatório... ela de certo ponto é prática, mas eu sem dúvidas preferia a antiga.
    bjoos

    http://mundoodasblogueiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Realmente de grande ajuda,confesso que estava toda perdida aqui ^^
    http://out-of-orbit.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Obrigado pela ajuda! haha um pedido você poderia ensinar como fazer o 'leia mais' hover igual o do seu blog.? obg http://iricardodesigner.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem aqui: http://goimagines.blogspot.com.br/2012/06/link-leia-mais-com-fundo-hover.html
      Não é igual ao meu, o meu eu apliquei mais estilos, mas a base é a mesma (:

      Excluir
  11. Super útil esse post.é de grande ajuda.
    http://www.imperfeitaadolescente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. aaameei mto..
    super perfeito
    sonhossemsaida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. É realmente é chatinha essa nova interface, legal da sua parte por o Tuto, beijos flower.

    http://m-y--w-o-n-d-e-r-l-a-n-d.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Como assim vc tbm 14 anos e tem esse blog incríveel menina?? rs Parabéns, tá lindo! já estou seguindo, logo logo chegará na sua meta! Ah, se quiser seguir o meu blog tbm, está aqui http://blogmiadora.blogspot.com.br/ beijos!

    ResponderExcluir
  15. Eu acho mais fácil,mas tem coisas,que só dão certo na antiga ! Q mer**

    ResponderExcluir
  16. Nunca vi problema em usar a nova. Era horrível eu entender a antiga.

    ResponderExcluir
  17. Nossa, me ajudou muito esse seu post, sou acostumada, mas nem tanto com essa nova interface. Ah, queria pedir um ajuda, era se você pode ensinar a como colocar o plug-in do facebook na lateral do blog, pq nunca consigo. Será que pode ajudar? bjs
    http://cupcakedegarotas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Acessei o GI em procura do tutorial que explica como voltar à interface antiga, quando vejo, o post inicial é sobre isso...Ficou ótimo Anny, tirou todas as nossas dúvidas :) Eu também não vou com a cara desta nova interface :/ Mas acho que é só questão de se adaptar, daqui à pouco ninguém se incomoda mais!
    Beijinhos,
    Maitê Amorim <3
    blog-nemteconto.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Maitê! Como você disse, é só questão de se adaptar, eu já to me acostumando -e até gostando- da nova interface. Foi só o choque da mudança mesmo kkk
      Beijos linda! :*

      Excluir
  19. Oii linda, tudo bem? isso ajuda bastante muitas meninas que nao conhecem bem a nova interface e so a antiga. isso ajuda muito mesmo. um beijo linda
    cupcakeofchocolate.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. A primeira vez que eu usei também fiquei meio perdida mas agora já me acostumei e até prefiro essa nova interface =3 pasdkoak. Adorei o post, muito bem explicado. Beijos!

    http://dreamsofagirl-blog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. AH,demais amei.
    Eu gostaria de saber como deixar o titulo do blog em degrade pelo html tem como? se tiver faz o tutorial?
    www.damadevestidoazul.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que não dá pra por degradê em fontes. Acho mais fácil você fazer um cabeçalho e no editor de imagens mesmo colocar o degradê na fonte, aí dá!

      Excluir
  22. Eu já uso a nova interface do blogger mais adorei o tutorial super bem explicado *0*, mais eu queria saber como você colocou o cabeçalho ocupando todo o topo como o seu, poderia fazer um tutorial? agardando sua reposta aqui nos comentários seu beijos flor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiz o tutorial aqui: goimagines.blogspot.com.br/2012/06/o-motivo-do-sumico-cabecalho-em-toda.html

      Excluir
    2. Obrigada flor me ajudou bastante *0*

      Excluir
  23. ÓTIMO tutorial! confesso que ainda tô tentando me acostumar com essa novidade, achei a nova interface bem complicadinha rs. Anny,se não for pedir muito, vc poderia fazer um tutorial de como colocar uma imagem lá no rodapé do blog, tipo a sua que está com nuvens!? beijão *o*

    moda-spazio.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Olá tudo bem? Acabei de criar meu blog, e já conheci e adorei o seu. Já estou seguindo, e certamente estarei visitando seu blog sempre Gostaria de aproveitar o ensejo e convidá-la a me conhecer também, visite meu blog e meus canais, o blog é recente e terá um pouco de tudo, espero que goste, e se gostar, vou curtir ter vc em minhas páginas.
    Um hiper beijo no coração.
    Simone Ribeiro 
    http://simone-simplesassim.blogspot.com.br
    https://www.facebook.com/simone.ribeiro.14203
    https://twitter.com/simplesassim31
    https://www.facebook.com/simplesassim14203
    http://www.youtube.com/user/seymonadm

    ResponderExcluir
  25. Maravilhoso esse post. Muito bom mesmo!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  26. Ola, se alguem puder me ajudar, fui pega de surpresa com essa nova interfase. Quando acesso meu blog eu não encontro nenhum opção para acessr as paginas, somente aparece opção para nova postagem.Alguem saberia me dizer pq?

    ResponderExcluir
  27. Ameii seu Blog vc esta de parabéns Meu Blog é muiito Simples ninguem comenta nd resumindo ta um tedio nele de uma olhada e me de uma dica plis http://coisasdegarotas1020.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  28. Me ajudou muuuuuuuuito! Seu Blog é muito 10!
    Se quiser ir no meu Blog dar uma passadinha por lá, fica a vontade :v http://meus-estranhos-pensamentos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

- Comentários do tipo "seguindo, segue de volta" "lindo o blog, seguindo, retribui?" Serão ignorados se não tiverem uma opinião sobre o post em si.
- Não aceitamos mais selinhos e tags, sorry!
- Leia a página "FAQ" e outras páginas internas antes de perguntar qualquer coisa.
- Sua opinião é sempre bem vinda. Mas seja educado!

© Go Imagine - 2014. Todos os direitos reservados.