Conheça melhor sua câmera fotográfica!

23 de mai. de 2012

Ai gente, tenho que pedir desculpa pela falta de posts e por não estar respondendo os comentários, sei que é super chato ficar falando isso todos os posts, mas é sério, não tenho tempo pra nada :o Hoje mesmo não teria post pois tenho curso a tarde, só to conseguindo postar agora porque não tive aula hoje (Deus é bom demais hihi) Mas enfim, vou me esforçar mais e preparar coisas novas aqui pro blog (: 

Que atire a primeira pedra quem nunca disse odiar sua câmera fotográfica, seja por ser velha, ter poucos mp, ser de marca ruim e mais uma infinidade de motivos. O problema é que nem sempre podemos comprar uma nova e aí a unica opção que nos resta é tentar de alguma forma, gostar e tirar mais proveito da nossa câmera.

Ok, seria hipocrisia da minha parte dizer que nunca fiz isso, pois sim, eu realmente não gosto da minha câmera, ela é uma digital compacta Sony digimax A40, é bem antiga e só tem 4mp, e o pior, ainda é a pilha (e gasta que é uma beleza...) Sério, vocês não tem noção do quanto enchi o saco da minha mãe pra comprar uma nova, é obvio que eu já sabia a resposta, mas como não custava tentar, eu pedi, e claro, a resposta foi não. Estamos em uma situação que temos que tentar economizar ao máximo, estamos construindo e qualquer dinheiro gasto em "futilidades" segundo minha mãe, é dinheiro que poderia ter ido pra casa e tal.

Por esse motivo, fui "obrigada" a aceitar a câmera que tinha e a dar uma segunda chance a ela. E não é que a bendita não é tão ruim assim? Pela experiência que tive com minha câmera, acho que posso sim, trazer dicas pra vocês também aprenderem a usufruir melhor das suas câmeras.

1º passo: Aceite o que você tem e se conforme, se você não se conformar não vai conseguir fotos boas de maneira alguma. Afinal, nem sempre a câmera é ruim, na maioria das vezes o problema é a gente não conhecer bem a câmera que estamos usando.

2º passo: Explore sua câmera fotográfica ao máximo, teste todas as funções que ela te disponibiliza. A maioria das câmeras oferecem funções para fotos em diferentes tipos de lugares e iluminação (praia, neve, nascer e por do sol, contra luz, close up e por ai vai). Lembre-se: É difícil uma foto ficar boa na função "auto".

3º passo: Se ainda tiver, leia o manual de instruções da câmera, lá pode ter muitas informações e dicas que vão ajudar na hora do click!

4º passo: Destaque apenas o que você quer fotografar, as vezes acontece de o fundo ter muita informação, por isso além de deixar a foto mais bonita, o fundo desfocado vai fazer com que a pessoa preste atenção apenas no objeto para o qual se quer foco. Pra desfocar o fundo existem algumas dicas:

- Para deixar o fundo desfocado primeiro aponte a câmera para que o objeto fique no centro da moldura do visor. Depois, pressione o botão do obturador (disparador) até a metade. Isto irá travar o foco no objeto que se quer fotografar. Agora, enquanto mantém o botão do obturador (disparador) pressionado até a metade, recomponha a cena como desejado. Em seguida, pressione o botão do obturador (disparador) totalmente. O objeto estará no foco perfeito, deixando em foco apenas o que você escolheu quando apertou o botão até a metade!

- Quando o quadradinho do foco mudar de vermelho para verde, é sinal de que já da pra apertar o botão completamente.

- Quanto mais perto do objeto que você quer fotografar, mais o fundo vai desfocar, e quanto mais longe, menos desfoca.

5º passo: Depois de todas essas dicas é hora de fotografar, escolha a sua função preferida e alie seu conhecimento e sua criatividade, tente novos ângulos e tente ver além do óbvio, as vezes a gente perde muitos detalhes que poderiam deixar a foto melhor apenas por não ter uma visão mais "profunda" das coisas.

É isso, espero que as dicas possam ajudar alguns de vocês que assim como eu, tem que quebrar o galho com uma câmera mais "ruinzinha". Em outra oportunidade mostro minhas fotos pra vocês que tal?

28 comentários:

  1. Adorei as dicas, a minha câmera é péssima ! Vou tentar aproveitar melhor ela!
    Morena jambo

    ResponderExcluir
  2. Amei as dicas, minha camêra é das "normais" rs, mas to louca por uma semi :3
    http://themudancas.tk/

    ResponderExcluir
  3. Adorei as dicas Anny!Tenho uma camêra de 7 MP da Olympicus, Mesmo assim só uso a do meu celular que têm 12 MP,eu gosto muito dela,e dá pra tirar fotos boas,a dica do desfoque me ajudou muito,queria fazer isso e não sabia como!
    Beijos!Maitê
    http://pinkcatsflashpug.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Fico tão feliz quando tem post novo aqui ♥
    Bom, não gosto muito da minha câmera (acho ela normal demais), e sou doida por uma Lomo. Além de serem fofas, elas já vem com efeitos, rs.

    Beijos!
    http://sapatosdeveludo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Adorei o post. Eh sempre bom mesmo saber como lidar com sua camera! As dicas sao muito boas!
    Adorei o blog. Seguiindo :)
    Se quiser me ajudar com minha meta de 50 seguidores agradeceria.
    Bjs
    http://meublogblogueiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Ah ainda bem que eu tô massa já na minha,mas no começo eu me esforço pra saber,e fico fuçando até pegar o jeito

    Beijos

    www.livrosegostos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Anny! O meu celular é o Nokia N8-00
    Bem parecido com o I-phone,a diferença é a camêra de melhor qualidade e mesmo assim precinho mais acessível rs
    Beijos!Maitê
    http://pinkcatsflashpug.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Muito boa as dicas *----*

    - Visite meu Blog: http://gah-principe-hype.blogspot.com/ veja as novidades

    ResponderExcluir
  9. Ai adorei o post, as dicas são ótimas, mais ultimamente não tenho animo pra tirar fotos e quando tento nunca ficam boas. Só não posso reclamar da câmera ganhei a um mês das minhas primas e ela é ótima.
    Beijos
    dá uma passadinha -> sonhando-altoo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Eu gosto muito de fotografia, mas nunca fui consumista em relação a câmeras. A algum tempo atrás eu até usava a de celular =/ Então faz mais ou menos um ano que eu comprei uma nova e até agora vivo com ela, que é compacta e tem 12mp. Apesar de desejar um pouquinho, acho que uma semi não é meu principal sonho de consumo.

    Garota de All Star

    ResponderExcluir
  11. A minha é uma da samsung e adorei as dicas! Mas do que adianta ter uma boa câmera com 0 porcento de talento para fotos? Anny eu fiz um novo layout vê e me dá uma opinião? seilá eu achei mt feio seilá rsrs Let's Go

    ResponderExcluir
  12. Ótimas dicas,atualmente tenho que me virar com a câmera do meu celular,apenas 2mp.Mas com mais de dois anos de uso e mais de mil fotos tiradas já aprendi a tirar o melhor que ela pode oferecer.Acho que tem que ser assim mesmo:ler o manual,pesquisar muito para ir melhorando as fotos.E o que a câmera não der conta a gente ajeita no photoscape.
    http://petalasdeliberdade.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. amei as dicas, ganhei uma camera nova tem pouquinho tempo, eu tinha uma finepix de 5 mp que eu odiava , a que eu ganhei ainda não é a que eu queria, mas tudo bem rs.
    Por enquanto ela é ótima pra mim, mas mesmo assim vou seguir suas dicas para obter melhores fotos .

    http://myselfandthai.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Ameii as suas dicas! Super interessante sua dica de ler o manual,já pensei em fazer isso, mas o meu manual só tem em espanhol e em inglês- tragédia, rsrs. Bjs, amei o post! By: Stardolleiras

    ResponderExcluir
  15. Ai flor muito obg já mudei lá beijos!

    ResponderExcluir
  16. Comprei minha Cyber-Shot DSC-W570 no dia 16 que foi meu aniversário >< Ela é ótima, adoro todas as funções e testo todas, em breve vou fazer um post lá no RT falando sobre ela e irei colocar algumas fotos tiradas por mim no meu Flickr que está desativado-nunca-ativado :/
    Ah! Mudei o lay do blog e coloquei o cabeçalho que você fez, dá uma olhada lá <3

    Beijos
    refugio-teen.tk

    ResponderExcluir
  17. Adoreei as dicas. Vou tentar tirar algumas fotos usando essas dicas, mais minha câmera é daquelas mais ruinzinhas
    http://umadoceimperfeicao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Desculpa responder seu comentário no The Madtown depois de um mês '-'
    Mas... obrigada por passar lá *--*
    e como assim o fundo ocupar todo o espaço? xD

    Ahh, a minha câmera é do tipo "quase monstro": tira fotos panorâmicas, os videos ficam com a imagem boa, mas o som não é tudo aquilo e as fotos ficam demais. O único defeito dela é que... demora demais pra tirar fotos :\
    Já pesquisei mas não achei nada que pudesse arrumar isso.

    me-and-myfriends.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Oi amei o post mas gostaria de saber quando irá ter outras gincanas daquelas?sera que quando começar a ter de novo tem como você me avisar?quero participar!
    Me segue?
    http://viiivendoaadolescencia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. a minha é uma nikon! NÃO sei usaaar -pp
    Isso me deixa com raaiva, kkk

    chiclete-decanela.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Eii! Comecei um novo blog, http://tutorias4you.blogspot.com.br/, ele é cheio de coisas, principalmente tutoriais! Preciso da sua ajuda, podia seguir meu blog, e, se puder, fazer parceria.

    Beijos,
    Laura

    http://tutorias4you.blogspot.com.br/

    PS: se tiver tempo, pode fazer um post para o meu blog, preciso da sua ajuda!

    ResponderExcluir
  22. Amei flor adimito n sabia nada sobre minha camerakk
    Entre no meu blog estou seguindo
    www.Sem-Juizoo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. aa quanto tempo eu não venho aqui *u*
    tá do mesmo jeitin: PERFEITO =)
    eu não ligo muito pra essas coisas de câmeras profissionais e etc. eu não tiro muitas fotos '-' so a minha samsung simplezinha ta de ótimo tamanho rs
    adoraria receber uma visitinha sua la no meu blog:
    http://blogportalteen.blogspot.com

    Te espero lá =)

    ResponderExcluir
  24. Legal, amei a postagem.
    por falar em postagem, fiz uma homenagem pra vc!!
    aqui o postt:
    http://www.plinqueen.blogspot.com.br/2012/05/para-go-imagine-e-pink-pimenta.htmlv

    ResponderExcluir
  25. suas dicas são sempre ótimas, né Anny ? hihi *-*
    beijos ~ http://ilovedinossaurs.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. "Minha" câmera nem é tão boa assim mais quebrava o galho. Não me importo muito com isso sabe, não sou muito fotógrafa de sempre sair levar a máquina. Acho que o essencial e mais um pouco! (:

    http://world-cutest.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Que blog LINDOOOO *-*
    Infelizmente minha camera quebrou HAHA, não sei como to conseguindo viver sem ela, mas agora é esperar meu pai me dá outra de presente rs.
    Mas suas dicas são bem úteis e tá bem explicadinho, 1 beijo.
    Tô seguindo aqui, segue meu blog?
    Um beijo, Bruna :)

    http://escravasmoda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. adoreis as dicas!!!
    http://depoisdeumacertaidade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

- Comentários do tipo "seguindo, segue de volta" "lindo o blog, seguindo, retribui?" Serão ignorados se não tiverem uma opinião sobre o post em si.
- Não aceitamos mais selinhos e tags, sorry!
- Leia a página "FAQ" e outras páginas internas antes de perguntar qualquer coisa.
- Sua opinião é sempre bem vinda. Mas seja educado!

© Go Imagine - 2014. Todos os direitos reservados.