Como eu me decidi sobre o clichê 15 anos: Festa, Viagem ou Presente?

20 de jul. de 2013


Sempre que leitoras debutantes me perguntam sobre qual a melhor opção para comemorar seus 15 anos, sempre respondo que a escolha vai muito da personalidade de cada uma. Algumas delas também me perguntam o que eu escolhi no meu aniversário (completei 15 em fevereiro desse ano), então achei legal compartilhar como fiz a minha escolha e se eu me arrependo ou não dela.

Eu desde criança, sempre sonhei com o dia em que entraria toda montada no glamour (rsrs) em minha tão sonhada festa de 15 anos. Acontece que os anos foram passando e descobri que não era do tipo que gostava de ser o centro das atenções. Aliás, nunca fui muito de festas ou de sair para baladas e quando ia, só saia da mesa se fosse arrastada.  Sou muito mais de ficar em casa em um sábado à noite lendo algo ou simplesmente vendo coisas inúteis na internet.

Apesar disso, até os 14 anos eu estava decidida a fazer a tal festa e resistia a todas as chantagens do meu pai, que me ofereceu de tudo em troca da festa. Comecei a fazer orçamentos e vi quanto dinheiro dos meus pais eu estaria jogando fora por algumas horas de festa, que no fundo sabia que não aproveitaria e que provavelmente não fariam tanta falta assim.
Cheguei a pensar em troca-la por um intercâmbio, mas meus pais me acharam nova demais para sair do país e ficar tanto tempo longe, e de qualquer forma, o que sei de inglês é o que aprendi na escola e ouvindo música (ou seja, quase nada). Enfim, resolvi deixar essa viagem para mais tarde.

Foi mais ou menos nessa época que comecei a me interessar em fotografia, e obviamente, minha Samsung compacta não me era mais suficiente para colocar em prática tudo que aprendia na internet. Comecei a pesquisar muitas câmeras e logo vi que não era algo muito acessível, não as que eu desejava ter, ao menos. Sabia que meus pais provavelmente não me dariam uma assim do nada. Queria também um notebook só para mim, já que dividia o antigo com minha mãe. Resolvi unir o útil ao agradável e troquei minha festa por minha primeira DSRL (Canon T3i) e um notebook (Asus K45A-VX078H). Aliás, ainda de quebra, meus pais decidiram fazer uma festinha para mim, em casa mesmo, para não passar a data em branco.

Antes que me perguntem, não, eu não me arrependo. Devo dizer que fiz um bom negócio em trocar uma noite de diversão por bens que vou usar por diversos anos. A festa não me fez falta e estou curtindo muito meus presentes. Fico feliz por saber que, além de ter dado uma grande economia aos meus pais (todos sabemos que uma festa não é nada barata, até as mais simples e sem frescuras) eu estou aproveitando muito mais a câmera e o notebook do que teria aproveitado a festa, caso a tivesse feito. 

O intuito desse post não é influenciar ninguém a nada, apenas decidi contar como fiz a minha escolha e como para mim ela foi muito mais proveitosa e o quanto ela me fez feliz. Se você estiver na dúvida, o ideal é você pesar as suas escolhas e ver qual tem mais vantagem para você, e optar pela que te fará mais feliz e realizada tanto momentaneamente quanto a longo prazo. O importante é ter certeza da sua escolha, para no futuro, não se arrepender por ter deixado de fazer o que você realmente queria. Mas enfim, isso é assunto para outro post.

53 comentários:

  1. Nossa Anny! Você me ajudou muito,sabe? Porque eu iria começar a planejar a minha festa de 15 anos,que é daqui a 4 anos! haha! Porque festa é apenas algumas horas de diversão e presentes duram muito mais! Beijos s2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amei! Penso exatamente igual a vc.. Vou fazer 15 anos daqui a 3 meses e tbm acho que a escolha do presente é bem melhor.. Até a poucos dias eu estava na dúvida pq minha mãe sonha c/ a festa e meu pai ñ. Festa passa mto rápido p/ um dinheiro bem 'suado'. A propósito; amei sua câmera.. Mto linda!!

      Excluir
  2. Você parece uma menina muito cabeça por essa decisão, eu não tive festa também aliás nunca tive rs, mas acho que vale mais apena investir naquilo que você realmente gosta né?

    http://www.gobelezando.com/

    ResponderExcluir
  3. Sou muito parecida com você, também não curto muito as festas.
    E agora (mesmo antes de fazer 15 anos), estou implorando para meus pais me darem um tablet ou um notebook. Mas só vou ganhar no Natal, e olha lá ainda hahahah
    Você realmente fez uma ótima escolha, faria a mesma coisa que você.
    Bjoos
    My Space

    ResponderExcluir
  4. Olá Alana,tenho 12 anos,e já penso nos meus 15 anos,o seu post me ajudou di mais,e tbm alem de você fazer aquele festa linda, uma noite de princesa,as pessoas acabam saindo e falando mal por mais que você se esforce,ainda acontece isso.
    Como diz minha irma que vai fazer 15 esse ano,15 anos e a mesma coisa de faze 5,7,9,12 bom,qualquer idade.

    ResponderExcluir
  5. Que bom que você não se arrepende, eu acho que se não tivesse feito minha festa eu me teria arrependido muito.
    Não acho que fazer quinze anos seja algo especial, o que torna especial é a festa, se não faz a festa, é como qualquer outro ano. Eu passei a vida inteira falando que não queria festa, e quando eu tive 14 anos os meu pais ficaram brigando comigo para eu fazer então, eu disse que faria se fosse tudo como eu planejava.
    Então a festa foi mais do que perfeita, começou às 19h e terminou às 5h, tive 3 vestidos, teve uma balada linda e pefeita... Enfim, acho que me arrependeria porque nunca em outra ocasião eu teria feito uma festa dessas, e os presentes são maravilhosos.
    E sobre as pessoas que falam mal, meu c* pra eles, eu fiz, virei uma princesa, convidei 300 pessoas que me deram presentes lindos e usei todos aqueles vestidos e coroas que meninas sonham desde crianças. kkk Bjs
    ponytails-and-lolipops.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. poiis é amiga , eutenjo q14 anos faço 15 em setembro ...
    moro com meus avós e vou reformar meu quarto ...
    meu pai verdadeiro vai me dar 2000 mil reais , minha mae vai ajudar na reforma
    meus avós vam tbm me ajudar na reforma e tbm vao me dar uma camera .. nao é nenhum pouco igual a sua , vai ser uma fugi , SL1000 ...
    vai quebrar um grande galho até eu conseguir comprar a minha camera t4I

    beijinhos e fica com Deus ...


    http://babiibronzatti.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Eu também quando era criança sempre sonhei com festa de debutantes, mas depois que fui crescendo perdi completamente a vontade, seilá não tem mais tanto a ver com minha cara, eu escolheria um presente, até porque meus pais nunca me deixariam viajar shaushuas.
    Beijos
    wonderlandies.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Nossa Anny, me ajudou muito. Sempre foi meu sonho em fazer uma festa de 15 anos (agora tenho 14) mas lendo esse post agora sabe, estou até pensando em escolher por um bom presente. Também não sou muito de festas, sair muito e coisas do tipo. O post ajudou bastante.

    Bjs :)

    http://acerejarosa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Apesar de gostar muito de tecnologia, eu não me arrependo nada em ter feito minha festa. Foram poucas horas, mas tudo ficará sempre na minha memória.

    naoseavexe.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Que legal você também niver em fevereiro!
    Mari.S

    ResponderExcluir
  11. Bom concordo com você acho rios de dinheiro são jogados fora com um festa que nem é tãoooo importante. Eu penso em fazer ou uma viajem ou realmente presentes.
    ADOREI o post,
    Beijinhos Emília França|coffemilia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Você é muito bem resolvida né mocinha?
    Conheci seu blog a pouco tempo, e acho um amor, e por incrível que pareça, eu andei procurando nessa semana sobre essa câmera canon T3i, você bem que poderia fazer um post falando sobre ela né?

    ResponderExcluir
  13. Ah Alana, eu também não fiz uma escolha convencional. Não foi uma viagem, e nem uma festa. Mas na verdade um presente ♡ Decidi que iria querer como presente de 15 anos ir no show da minha banda predileta. Eu já comprei o ingresso e não posso mais mudar de ideia haha - mesmo o show só sendo 2 meses depois do meu aniversário, ano que vem. Mas como eu provavelmente não iria ir se não tivesse um motivo assim, e ainda no lugar que vou (premium), eu vi que era a melhor opção. Vai ser algo especial, ver meus ídolos, algo que eu vou lembrar pra sempre com muito carinho. Uma festa até seria legal, mas minha família não teria grana pra bancar. E uma viagem (eu só iria pra fora), muito menos. Então pesei as opções e acho que vai ser maravilhoso poder ver eles de pertinho, como uma lembrança de 15 anos ♡ Acho que ir num show assim também se torna uma ótima opção ;) Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Eu escolhi viajar ^^
    Fui com a minha mãe e meu pai em 2010 para Santa Catarina, ficamos 11 dias e aproveitei muito! Já faz tempo, mas são lembranças que ninguém pode apagar e além do mais, gastamos menos do que íamos gastar em uma festa!
    Adorei o post, super legal ^^
    http://secrets-and-news.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Eu adorei o post Ingrid, vai fazer eu pensar um pouco nesse assunto, faço 15 anos próximo ano, sua escolha não foi ruim afinal eram coisas que você queria e ainda deve ter ganhado presentinhos dos seus parentes, né??! E sua mãe não deixou seu aniversário passar em branco, né??

    ResponderExcluir
  16. UHAUHSUAHU ~~ realmente. Penso como você! Acho que gastar muita grana por algumas horas (ainda mais sendo dos nossos pais) não vale muito, bom, essa é a minha opinião, né? Preferiria assim como você a câmera e o notebook \o/ É algo que posso levar comigo sempre, sabe? Beijos ♥

    xoxo
    http://tentando-esquecer.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Comigo ocorreu algo parecido Alanna...
    Na minha família todas minhas primas fizeram festas lindas e eu fui a primeira á fugir da regra.
    Desisti da festa pouco mais de 1 mês antes, em troca ganhei o quarto completo: tipo cama, roupeiro, criados mudo, TV, vídeo cassete (velhaaaaa hahahaha), rádio de CD e um notebook. Naquela época ainda chamávamos apenas de laptop e era coisa quase impossível uma pessoa ter em casa! ahsuhauhsuhas
    Mas enfim, não me arrependi, usei por muitos anos e meu quarto ficou incrível!!!

    Ótima escolha! ;)
    Beijocas

    ResponderExcluir
  18. Anny também penso muito parecido contigo, sempre sonhei com a minha festa de quinze anos e tudo mais, mas depois parando pra pensar direitinho decidi que não iria recompensar e preferir o presente, renovei meu guarda-roupas, comprei um celular novo e ainda de brinde fui comerar a noite com a minha familia em um restaurante. Posso dizer com toda certeza que não me arrependo!

    Beijos <3 Gostei bastante mesmo desse post!
    monalisacom-s.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Temos a mesma opinião sobre festas! Principalmente pela parte de que ninguém me tira se não for a força da mesa.
    Tenho ainda um tempo para decidir o que quero de quinze anos, para mim nem é algo tão importante assim. É tipo só mais um aniversário.

    Você me ajudo bastante e agora acho que já tenho ideia do que vou querer! haha

    Beijos (:

    ResponderExcluir
  20. Adoreii as dicas,,me ajudou bastante,,te indiquei a um selinho lá no blog,,
    visita lá
    beijoss
    http://ericamondeck.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Adorei, fiz até um debate sobre isso na fan page do blog, se quiser participa *-*, eu Sempre fui decidida a fazer a minha festa, comemoar com a galera, porque viagem eu posso fazer quando tiver meu próprio dinheiro e tal..
    Ops, 16 | Fan Page - debate 15 anos, fest,viagem ou presente? | Ask do blog - Ops, 16

    ResponderExcluir
  22. Anny, eu penso igual você. Mas acho vantagem pra mim ir para Disney, ja que quero muito. Isso se eu já tiver ajeitado o meu quarto do jeito que eu quero até 2015, o ano do ''grande presente''.
    Acho que você entendeu né?

    http://o-doce-mundo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Anny, penso igual você. Nunca fui de gostar de festas. Estou amando seu blog, sou nova por aqui. bjs

    http://www.tortademasan.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oiee ^^
    Nunca tive vontade de ter uma festa de 15 anos, primeiro porque é bem caro, e dura bem pouco, segundo porque sempre quis viajar para a Austrália ou para Londres como presente de aniversário, mas sabe como são os pais nessa idade né...Bom, acho que farei no máximo uma festinha para os amigos mais próximos e comprarei algumas coisas que eu preciso.
    MilkMilks
    DM
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Eu nunca quis uma festa porem minha avó sempre quis me ver com vestido e a familia cobrou muito. Eu penso igual a voce e cheguei a pedir apenas um celular novo de presente, mas minha avó disse que pagaria toda a festa, entao nem deu muito custo pra minha familia e nao foi lgo muito chique haha Mas enfim, apesar de tudo tambem nao me arrependo porque foi uma noite muito boa que passei com meus amigos e familia...
    Mas voce fez uma ótima troca! Realmente acho que vc escolheu certo haha :)
    Bjs
    http://ourpinklipstick.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Eu também sempre quis uma festa de 15 anos, mas depois acabei mudando de ideia, exatamente como você. Minha família toda queria ajudar na festa, mas eu decidi que queria algo mais normalzinho. Resumindo eu, meu irmão e meus dois primos fomos pro Hopi Hari. Olha foi um dia só mas foi inesquecível hahahah.
    btw eu acho que cada um deve decidir conforme seus gostos, embora eu acredite que uma festa tradicional não vale muito a pena.
    Você fez um boa troca, sem duvida não se arrepende.
    hahahah
    bjs

    • adorável rebeldia •

    ResponderExcluir
  27. eu nem sei se vou querer minha festa mas meus avós querem e a familia fica cobrando. Na Verdade para Min ja Tava bom se Ganhasse uma Camera e um Netbook. voçe fez uma Boa escolha . Adorei seu blog sou Nova por Aqui .

    http://blogthe-lights.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Nunca fiquei na dúvida sobre, pra mim 15 anos era "normal" mas agora que eu vou fazer 18 anos penso que é mais "importante". Minha mãe e minha vó fizeram uma festinha para mim onde convidei amigos, mas nunca pedi nada a minha mãe nem a festa, nem presentes, aliás nunca peço nada, rs. Mas essa coisa de 15 é um dilema né? Muito legal você dividir a sua história, visito aqui seeeeeempre, adoro o blog, parabéns! http://pecadosfeminino.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. No meu aniversário também não fiz festa não, passei o dia no shopping com a minha amiga e a minha mãe, foi até melhor do que uma festa cheia de toques...

    http://cherryinmay.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Escolher o que fazer nos 15 anos é um grande dilema!! Adoreei seu post e adoro o blog!!
    Se puder visite meu blog e se gostar siga por favor: milfaces-br.blogspot.com

    ResponderExcluir
  31. Adorei o seu blog
    segue o meu http://evellyntrindadee.blogspot.com.br/
    beijos :)

    ResponderExcluir
  32. Adorei o seu blog segue o meu que eu sigo de volta
    bjus http://evellyntrindadee.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  33. Quem faz a escolha certa,
    não se virá a arrepender mais tarde (:
    Parabéns! (:

    Segue aí? Sim? *u*
    http://words-of-ricci.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  34. Nem cheguei nos quinze ainda e já estou preocupada com isso, adorei o post Anny.
    http://ps-jackeline.blogspot.com.br/ (BLOG NOVO)

    ResponderExcluir
  35. Não tive a minha festa de 15 anos e nem liguei muito, mas pretendo ter a de 18 só que mais simples do que uma de 15! Bjs e parabéns pelo blog!

    http://www.iaminsonia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  36. Muito bela a forma que você escolheu e sua escolha não foi nada mais que sábia :)
    ADOREI O POST e realmente ajudou muita gente, mesmo sendo um texto pessoal :)
    Até eu, quando eu crescer, daqui a 2 anos.

    Naka-chan no Sekai

    ResponderExcluir
  37. Olá! :D
    A um tempo atrás adoraava festinhas de aniversário, mas hoje não huah
    Meus 15 anos foram normal, comi pizza com a family, ganhei presentinhos, tá bom huash.
    Super escolha a sua :D
    Bjocas adorei o blog!
    http://confienounicornio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  38. Oiie eu amei o blog
    To seguindo egostaria que seguisse de vouta
    beijoss

    Complicada & Imperfeita* Adolescente*



    ResponderExcluir
  39. Não quis festa, eu decidi que queria uma viagem :)
    http://conexahollywood.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  40. Olá Anny :)
    Estou agora a criar o meu blog de fotografias e surgiu uma dúvida... Dá para pôr uma imagem mapeada como assinatura, para que apareça em todas as publicações? Beijinhos*

    ResponderExcluir
  41. Eu amei esse post, me tira muitas dúvidas mesmo!!
    É sem dúvida um enorme clichê :)
    Queria perguntar se podia postar um tuto a ensinar como fazer esse slide que tem no cabeçalho ;)

    ResponderExcluir
  42. Oi Anny! Sempre que posso, venho aqui e dou uma olhada nos posts, mas quem disse que as vezes dá tempo de comentar? Por isso estava saudades e vou tentar comentar sempre! (afinal, nossos blogs são afiliados, né?)
    Esse assunto sempre foi muito repercutido e a cada dia mais é. Muitas, muitas garotas não estão mais sonhando com a tal festa de 15 anos. Eu, por exemplo, até concordava, exceto o fato de ter que dançar valsa (vulgo pisar no pé do meu par) porque nunca gostei de ser o centro das atenções (e assim como você, ás vezes prefiro ficar em casa, quietinha no meu lugar).
    Até que com uns 13/14 anos eu coloquei na cabeça de que não queria. Seeeempre fui apaixonada por viajar, principalmente para fora. Então, quando minha mãe comentou sobre o assunto, já deixei bem claro: "não quero festa, quero viajar!" e ela até que concordou em pesquisar sobre e etc. Espero ano que vem, lá para o meio do ano, estar na Flórida; indo a falência na Disney e no The Wizarding World Of Harry Potter! ✌
    Achei que você fez uma boa escolha, tô louca por uma DRSL e vez ou outra estou pesquisando sobre. Mas ainda não sei qual o modelo ideal para mim e estou bastante dividida entre as Canon e as Nikon!

    Beijos ♡
    World Cutest | Twitter do blog | Twitter pessoal

    ResponderExcluir
  43. Amei seu post! Faço 15 mês que vem e ainda estava muito indecisa, mas sem querer visitei seu blog e foi o que eu precisava!
    Beijinhos, Aninha
    www.blogdaninha.com

    ResponderExcluir
  44. Eu nunca quis fazer festa de 15 anos, acho uma coisa ridícula. Hoje em dia, nada muda dos seus 14 para os 15. Há 100 anos atrás sim, era quando você se casava, você já era uma adulta.
    Fiz 15 esse ano e não me arrependo nem um pouco de não ter feito nada, só pedi um celular novo, como qualquer outro aniversário.
    Em toda festa que fui de 15 anos, achei super chato e sem necessidade, parece uma coisa da revista Caras. Achei super ridículo. Mesmo uma viagem é sem sentido.
    Acho que a idade que dava pra ser comemorada com essa importância era os 18 anos, faz muito mais sentido.
    http://gliterpunk.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  45. Acredite, você me ajudou bastante... Também estava em dúvida, mas realmente a festa não seria uma coisa que eu aproveitaria... E eu também quero uma câmera fotográfica, poderia me indicar algumas? Ah, nós fazemos aniversário bem pertinho uma da outra haha *-*, eu faço dia 11/02 e vc dia 12/02 :P... Enfim... Beijinhos Alana, adoro seus post's eles me ajudam muitoo <3 ;*

    ResponderExcluir
  46. Entrei no seu blog a pouco tempo e agora vivo 24hrs nele, queria algumas ajudas sobre o layout
    me ajuda?
    http://diaryofgiu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  47. Caramba, te admirando agora! Sério, uma sábia decisão. Não tinha pensado nessas coisas. Meus 15 anos serão completados daqui mais ou menos um ano (menos, acho eruhauisdhuah) e eu já tô começando a me preocupar. Enfim, não vou contar a história da minha vida aqui eurahisdhad mas ajudou muito, ok? Obrigada! <3

    ResponderExcluir
  48. Minha história é bem parecida com a sua Anny...
    Até os 13 anos eu também estava convencida a fazer festa de 15, mesmo não gostando muito de ser o centro das atenções e sabendo que eu corria o risco de não aproveitar a minha própria festa. Então, ano passado meus pais conseguiram me convencer de que não valeria muito a pena. E quer saber? Não me arrependo nadinha, pois também ganhei minha câmera (a T4I) e esse ano viajei pra Disney com minhas amigas (e foi uma das melhores viagens da minha vida!) haha
    xx

    http://s2juuh.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  49. Eu também não fiz festa, é como você disse "vai da personalidade de cada um" e é uma verdade. Eu era que nem você, até meus 13, 14 anos eu queria fazer "A" festa, mas isso foi passando... Descobri também que não faço do tipo de ser o centro das atenções, no fim, pedi um notebook como qualquer outro aniversário. :}

    Ah~ é a minha primeira vez aqui no seu blog, achei aqui tudo muito bonito. <3
    Já estou te seguindo pelo GFC. Voltarei mais vezes, com certeza. ♥

    Beijinhos
    www.november92.com

    ResponderExcluir
  50. Faço 15 daqui ano que vem, e acho uma DSLR uma boa ideia, porque também amo fotografia. Além de não curtir muito festa e ser o centro das atenções. Queria ir pra Londres, ou pros EUA, mas falta grana, então a câmera é a melhor escolha pra mim.

    ResponderExcluir
  51. nosa o meu aniversario de 15 anos foi bem parecido q o seu kkk eu tava toda boba querendo a festa q na hora msm decidi q nao, acho q nao valia a pena e escolhi presentes tbm e ainda ganhei uma festinha bem casual msm para nao passar em brancoo kk bem parecido !!
    mundodasfashion12.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

- Comentários do tipo "seguindo, segue de volta" "lindo o blog, seguindo, retribui?" Serão ignorados se não tiverem uma opinião sobre o post em si.
- Não aceitamos mais selinhos e tags, sorry!
- Leia a página "FAQ" e outras páginas internas antes de perguntar qualquer coisa.
- Sua opinião é sempre bem vinda. Mas seja educado!

© Go Imagine - 2014. Todos os direitos reservados.